segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SWELL DA TEMPORADA 2010/2011

Junior cavando na maior do dia


foto de Rafael Rocha , swell de natal, no Piauí, praia de Pedra do Sal, Curvão.



NOVOS TALENTOS COM PRANCHAS NOVAS

No último sábado, dia 22, foram entregues duas pranchas de surf DS para os garotos da Pedra do Sal, Amaury e Fabrício. Os mesmos foram campeão e vice campeão da categoria grommets. Desde1996 a ASPI, em parceria com empresários e profissionais liberais,  entrega pranchas de Surf, orientações ambientais e cidadania para os garotos da comunidade da praia de Pedra do Sal, visando  a inclusão social.
 E neste sábado o tesoureiro da ASPI Fábio Sousa, o empresário Jaylson Castro(GRAFCOLOR), o professor Jonas Junior e o shaper Deodato Silva, estiveram na comunidade para entregar duas pranchas DS, uma parceria entre os mesmos afim de proporcionar uma melhor evolução dos garotos, e segundo o shaper mais pranchas virão para os garotos da comunidade, que atualmente é um berço de talentos para o esporte surf, que beneficia a comunidade através dos grandes eventos que são realizadas em suas ondas.


por Deodato Filho

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

EQUIPE ASPI REPRESENTA O PIAUÍ NO NORDESTINO DE SURF 2011, ICARAÍ-CE

Patrick Alves, estilo e pressão
Nesta sexta-feira terá inicio o Circuito Nordestino de Surf- o Pena Surf Nordeste-1ª etapa, dias 14, 15 e 16, na praia de Icaraí, em Fortaleza
Lucas Mateus, promessa do surf piauiense


e a Associação de Surf do Piauí-ASPI enviou 06 atletas para competir. O presidente da associação, Roberto Carlos, está a frente da equipe composta pelos surfistas Lucas Mateus, campeão piauiense Mirim,Patrick Alves e Diego JJ, campeão e vice campeão piauense  open, José Antonio 'Tempinho' categoria Junior, Gilvan Fusca categoria mirim, Roberto Silva categoria Sênior
JJ Batendo na junção
DS passando a sessão num floater
o evento vai ser transmitido ao vivo. Nossos atletas tem grandes chances de subir ao pódio, pois nossa temporada foi de muitas ondas. 

Em Abril o 'Circo 'do nordestino estará sendo recebido no litoral piauiense, mais precisamente na praia de Pedra do Sal nos dias 22, 23 e 24. Nós da ASPI  já estamos fechando parcerias para trazermos o mais importante circuito amador de surf das américas para Parnaíba. A ASPI tem até final de março para cumprir as metas definidas pela ANS-Associação Nordestina de Surf.
DiegoJJ, voando baixo
É importante frisar que estamos abertos para parceiros que queiram participar deste belo evento tendo sua logomarca estampada na mídia do nordestino.  

Por Deodato Silva; Fotos:Rafael Rocha

ASPI  

3ª ETAPA PIAUÍSURF2010

podio da grommets, Igor(4°), José Mateus(3°), Amauri(1°) e Fabrício(2°)
Sábado dia 18 de dezembro a praia de pedra do sal recebeu a terceira e última etapa do circuito piauiense de surf 2010. O mar estava um tapete com séries variando de 02 a 04 pés,a primeira bateria  a entrar no mar foram os grommets, que demonstraram uma boa maturidade, alguns colocando para dentro dos tubinhos que se formavam no inside, o lider do ranking Amaury, local da pedral confirmou seu favoritismo e levou o título da etapa e do circuito, seguido por Fabrício em segundo que foi vice campeão do circuito, José Mateus, terceiro e Igor C Branco em quarto lugar.
Categoria Open e staff

A categoria junior foi a próxima a cair nas ondas  da pedral, que foi abençoada e as séries não paravam de bombar ondas perfeitas e muitas delas tubulares. Raulzito, local de Amarração, Luís Correia, surfou como um local do pico e mandando muita água pro espaço, sagrou-se campeão da etapa e   vice campeão do circuito. Gilvan fusca, local da pedral ficou em segundo na etapa e consagrou-se campeão do circuito, mesmo tendo quebrado a clavícula no meio do ano, em terceiro ficou Junior Ferreira e em quarto Lucas Mateus, a grande promessa do surf piauiense, que com um surf power,estilo e radicalidade deixou para trás todos os competidores da categoria  Mirim consagrando-se campeão da etapa e do circuito, em segundo ficou o carioca Jordy, em terceiro Chiquim Pedral, quarto lugar o novato em competições Breno.
Gilvan Fusca buscando velô

A Master foi disputadíssima  as ondas perfeitas contribuiu para que  os atletas  tivessem uma boa apresentação  propirciando para o público um espetáculo de manobras fortes, Herbert Quadrado foi o grande campeão da etapa e do circuito, seguido do veterano em podio Antonio de Pádua de Luis Correia, terceiro foi Gustava Batata e quarto Juliano Pimenta que fechou o ano com o vice campeonato.
Marcio Silva, acelerando 

Quando a categoria open entrou no mar a expectativa de muitas manobras radicais, aéreos, tubos se confirmou, show de surf, Patrick Alves sagrou-se  vencedor da etapa e do circuito, surfando como no free surf arrepiou, porém o segundo lugar DiegoJJ, também vice campeão mandou muito, em terceiro ficou Gilvan Fusca, surpreendendo a todos e quarto tuxas.
Tuxas, pegando o canudo da pedral

Por: Deodato Silva; Fotos: Rafael Rocha e Maria Cardoso
         ASPI

PIAUIENSE TEMPINHO É FINALISTA NA 1ª ETAPA PSN EM ICARAÍ-CE

A equipe composta pelos surfistas Diego jj, Lucas Mateus, Gilvan Fusca, José Antonio Tempinho, chegaram no pico na quinta feira, um dia antes do evento, o mar estava perfeito e forte do jeito que é Icaraí uma onda com lip ultra power, ou você dropa ou tu leva um tapa nas costas e tu dropa!!!
Com a participação de 185 atletas de vários estados do Nordeste a festa do surf nas areias da Praia do Icaraí que carimba sua volta às competições foi sucesso total. Netuno não decepcionou e mandou boas ondas durante os três dias de evento proporcionando aos competidores excelentes condições para apresentarem um verdadeiro show de surf.

 Altos tubos, rasgadas, reverse 360°,...,o surf de vanguarda brasileira estava ali na nossa frente, paraibanos, baianos, cearenses, rio norte grandensses, pernambucanos, alagoanos, todo nordeste 
  estava treinando forte para o início da competição, e nós piauienses fomos tomar nosso lugar no outside, ondas de nível, manobras de nível, tudo registrado em imagens com ótima definição pelo nosso técnico e presidente Roberto Silva. 
Dia 14, Sexta feira, inicia o evento os iniciantes abrem a competição, logo após caem a mirim, temos três atletas nesta categoria, o  primeiro  Lucas Mateus  que na sua primeira onda já fica em segundo e se mantém por um bom tempo porém nos últimos minutos , mais por falta de experiência , não marca o terceiro Ronaldo de Souza(CE) deixando-o livre para buscar uma onda  e tirando nosso atleta da competição, contudo o aéreo double grab, foi elogiado pelo locutor.

O próximo é a competir é josé antonio tempinho, que logo de inicio sai liderando a bateria com um botton turn subindo para uma batida forte no lip, soltando bastante água, retorna para a linha da onda para puxar um cut back, acelera para o inside finalizando na junção. Mas cai para segundo quando Victor Moabe(AL)  faz sua onda, porém se classifica para próxima fase fazendo o dever de casa.

Gilvan Fusca foi o seguinte, de início fica em primeiro e mantém a colocação até a metade da bateria quando Rafael Tigrão(CE) , coloca-o em segundo, e que logo após por falta daquela experiência cai para terceira colocação pelo terceiro Cláudio Silva(CE) que ficou em segundo e se classificou. É mole.

No sábado a Open entra no mar com dois atletas na mesma bateria Patrick e Diego JJ, 
1º VJonathas Correia(RN) 5.43 
2º BAdriano dos Anjos(CE) 3.70 
4º ADiego Oliveira(PI) 2.47 
3º Patrick Alves(PI) 3.67 

pelo que podemos observar 0,03 foram os pontos que tiraram nosso atleta para a próxima fase, sabem por quê? adivinhem

Logo após veio a 2ª fase Mirim,
3º Ronaldo de Souza(CE) 2.53 
2º Jackson Rodrigues(RN) 3.03 
1º AJosé Antônio(PI) 4.33 
4º Rafael Tigrão(CE) 1.67 

o resultado diz tudo, tempinho em primeiro, conseguimos estamos numa semi final, e  brother a parada foi dura, tempinho encarou Elivelton Santos (PB) e Paulinho de Sousa(CE), pedreira, tempinho cai para terceiro logo de início ficando lá por toda a bateria quando o locutor anuncia quarenta segundos para o termino da bateria, nosso técnico roberto orienta tempinho para ir para a direita que iria entrar a série, e veio aquela esquerda salvadora, tempinho dropa  cavando forte e batendo no lip espirrando água para em seguida ver a onda cavar e como um profissional, se posicionar para um tubão, onde tempinho saiu somente  quando a onda fechou, a praia toda vibra , o locutor Nil Farias elogia a virada do piauiense Tempinho que desde 2009 não fazia uma final.

Na final....
   
 Mirim

- Elivelton  Santos(PB) – 6,50
- Rafael Venuto(CE) – 5,63
3° - Jackson Rodrigues(RN) – 5,00
- José Antônio(PI) – 4,30                                  , estamos novamente entre os quatro melhores do nordeste. E há uma novidade o Tag Team, competição por equipe e a nossa ficou em terceiro, ficando à frente de vários estados tradicionais no surf. Estão de parabéns todos que fazem e gostam do surf. Viva as ondas, longa vida ao surf ! 

por Deodato Silva 
ASPI