Texto: DS; Fotos: Zexter
Muito sol, ondas, garotas e surf, este foi o clima das areias da praia da Pedra do Sal neste dois últimos dias 29 e 30. A 2ª etapa da Circuito Piauiense de Surf, foi o motivo desta festividade.
Os melhores surfistas do nosso litoral, se reuniram neste final de semana para disputar as premiações e os pontos da 2ª etapa do CPS 2012, e os amantes do surf prestigiaram em peso, todos queriam ver os surfistas em ação.
E ação foi a palavra de ordem para as manobras ultra radicais de nossos atletas, Patrick Alves campeão de 2010 mandou um super floater fora do normal, Gilvan Fusca mandando aéreos, Wellington dando umas rasgadas que expirava água nos espectadores, ou seja muito surf, e tudo isto tendo como palco principal as fortes ondas do lado brabo, o brabão. Ali não tem brincadeira principalmente nesta época onde se forma uns quebracôcos pesados. Mas nossos atletas estavam preparados e o que não faltou foi emoção.
No 1° dia de competição, sábado,29, foi show muitas manobras radicais, vacas espetaculares como a do campeão da master Herbert Quadrado e do presidente da ASPI Fábio Sousa e surfistas saindo da bateria sem nenhuma onda surfada.
A comissão técnica, altamente capacitados a julgar o surf dos nossos atletas, foi composta pelos experientes surfistas Xildinho e João Paulo e pelos novatos Bruno Sávio e Lucas Noronha da DGL, que mostraram, através de uma avaliação feita pela ASPI, capacidade suficiente para dar inicio aos trabalhos de julgamento em eventos de surf.
Surfistas favoritos como o campeão da primeira etapa o surfista Lucas, saiu logo na primeira fase, porém vendeu caro a derrota, perdeu por apenas 0,25 pontos. Outros surpreenderam como o surfista local Yan Costa fazendo a mala de muitos marmanjos. Yan que ainda é junior mandou bem na open e fez sua primeira final na categoria.
A iniciante foi a primeira categoria do dia vários surfistas que nunca tinha participado de um evento de surf tiveram a oportunidade de mostrar seu surf para uma platéia que admira o esporte, não decepcionando-os muitos mostraram talento para a competição. o grande vencedor foi o surfista Ruymar Jr.,em segundo ficou Karlos Henrique de São paulo veio passar as férias nas origens e de quebra leva o vice campeonato, seguido do fotógrafo e surfista Zexter em terceiro e Bruno Gabriel em quarto que surpreendeu chegando a final em seu primeiro campeonato. Resumo: a iniciante foi dominada pelos parnaibanos.
A final junior foi demais, os garotos mostraram surf de gente grande. Juliano Santos evoluiu muito nas manobras conquistando a primeira colocação, em segundo ficou Yan Costa seguido do surfista campeão da grommets de 2010 Amaury e na quarta colocação o surfista Dedé que andava meio sumido das ondas e retornando fez de cara uma final. Resumo: a junior foi dominada pelos locais da pedra do sal.
A master foi espetacular, o folclórico surfista Epaminondas Cachorrão que influenciou vários surfistas na década de 1990, surfou com o lendário surfista Eduardo Rato Fernandes, retornou a competição já fazendo uma final e o mais incrível foi fazer esta final ao lado de seus dois irmãos Ido Pimenta e Juliano Pimenta segundo e terceiro colocados respectivamente. Mas quem roubou a cena na final master foi o experiente surfista Herbert Quadrado, campeão da junior nos anos 1990 e campeão piauiense nos anos 2000, consagrou-se campeão da etapa levando a premiação e os pontos de campeão.
A categoria mais esperada foi a open que foi um show a parte, surf progressivo e radical, a disputa pela primeira colocação foi onda a onda, no mar os campeões Patrick Alves e Gilvan Fusca e Yan Costa da pedral e Wellington do coqueiro, este último mostrou uma evolução tremenda nas suas manobras e estilo, representando o litoral leste do nosso estado Wellington ficou na quarta colocação, faltou escolher as melhores da série para subir mais na colocação, mais podemos fazer uma previsão, Wellington, assim como seu amigo local do coqueiro Lael, podem chegar a ser campeões brevemente, basta ter um foco maior na hora das baterias.
O Campeão Gilvan Fusca buscou as melhores para chegar ao topo, mandando belas rasgadas, floaters e algumas descoladas da onda. O vice campeão Patrick Alves executou uma estratégia nos primeiros minutos de bateria que não foi satisfatória, foi esperar as séries no outside, perdendo algumas bombas que estavam se armando mais no inside, recuperando-se logo após. Na terceira colocação ficou com o local Yan Costa que surpreendeu a muitos, seguido do surfista Wellington em quarto.
E o resultado final da 2ª etapa do Circuito Piauiense de Surf 2012 foi:
CATEGORIA INICIANTE
1° RUYMAR JR.
2°KARLOS HENRIQUE
3°ZEXTER PRORAD
4°BRUNO GABRIEL
CATEGORIA JUNIOR
1°JULIANO SANTOS
2°IAN COSTA
3°AMAURY
4°DEDE
CATEGORIA MASTER
1°HERBERT
2°IDO P.
3°JULIANO P.
4°EPAMINONDAS
CATEGORIA OPEN
1° GILVAN FUSCA
2°PATRICK ALVES
3°YAN COSTA
4° WELLINGTON
CAMPEÃO EXPRESSION SESSION
GILVAN FUSCA
A 2ª etapa contou com o patrocínio de: DGL MODA SURF, DUELLO, LISLIRA BOUTIQUE, IGUATEMI, CIRCULANDO COMUNICAÇÕES, ACRILBOX, PÉ CALÇADO, CILINDRO, SORVETERIA ARAÚJO, METAL SEG, LIGATOP ARGAMASSA, MERCANTIL CAXINGÓ, PRO RAD, PRANCHAS DS, CINE FOTO IRMÃOS VIEIRA E NEGUINHO HOT DOG.
ORGANIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DE SURF DO PIAUÍ-ASPI