Fotos: Zexter
No primeiro dia de competição as ondas apareceram de forma espetacular. A primeira bateria a entrar no mar foram os surfistas da categoria mirim que mandaram muito nas ondas de dois pés que se formavam quase no inside, os destaques foram os surfistas locais da pedral Juliano e Ian, que, com muita garra e determinação fizeram a final juntamente com os atletas Igor C. Branco e Hiago.
Os dois competidores, Juliano e Ian, acreditando no seu surf enfrentaram também a categoria junior. Categoria esta, com um nível de surf acima das suas possibilidades, porém os dois surpreenderam e fizeram também a final junior, mandando muitos surfistas mais experientes para casa mais cedo. Juliano é um talento que está sendo lapidado aos poucos, com um surf bem progressivo e radical, vem evoluindo a cada temporada, na semi final mandou um floter como gente grande, fazendo o público presente vibrar. Ian, outro surfista que evolui de forma vertiginosa, com viradas rápidas no lip da onda por pouco não tirou o título da mirim das mãos de Juliano.
O mar começou a subir, bombando ondas a toda hora para a costa , o inside passa a ficar tubular e as ondas abrem com mais facilidade, quando a categoria Junior inicia a competição e os surfistas fizeram o dever de casa ,tivemos baterias disputadíssimas, manobras fortes e consistente mandaram Juliano,Ian,Fusca e Lucas para a final. Uma final épica com direito a aéreo do campeão Lucas Mateus e uma big floater do campeão da mirim, Juliano, ficando na terceira colocação em segundo Gilvan fusca e quarto Ian Costa.
Na open, a primeira bateria é composta por dois surfistas de Luis correia e dois da Pedra do sal, muita água é lançada para fora da onda através de manobras executadas pelos competidores e no final Wellington de Luis correia e Gilvan Fusca da Pedra do sal passam para a segunda fase. A segunda bateria é atropelada pelas manobras fluidas e Power de Lucas Mateus que tira um tubo de backside de grab e pontua quase a soma total dos adversários fazendo a maior média da primeira fase. Eric Dragão fica fora da segunda fase devido a uma interferência.
Na terceira bateria Patrick passa fácil em primeiro, Jean em segundo e Gil em terceiro.
Na máster os surfistas acima de trinta surfam como se fossem garotos e Fábio Sousa gaante a classificação com boas manobras e um tubo de front. Em segundo fica o surfista Ariolindo de Luis correia,com um surf consciente e limpo deixou para terceira colocação o experiente surfista Chicão por apenas meio, ponto garantindo a final. Na segunda bateria o experiente surfista Gustavo Batata vence a bateria
continua.....