segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

 CAMPEONATO DE SURF 2024

Nesse final de semana, 28 e 29, foi realizado mais um evento de surf na praia de pedra do sal, Parnaíba, Piauí. Evento realizado pela prefeitura municipal de Parnaíba, secretária de esportes e lazer, que teve como apoiadores a deputada estadual Gracinha Mão Santa, Moura confecções, Piawaii longshop, café na ilha, DS pranchas e Aspi.



No sábado, 28, teve início a primeira fase do evento, com as baterias do longboard, foram cinco baterias muito disputadas entre os competidores, 17 competidores estavam inscritos dentre eles o surfista Marcos Medeiros de Teresina, que veio ao litoral exclusivamente para participar do evento.



No domingo, 29, Com ondas variando entre 2pés a 4pés, as performances dos competidores foram acima da média, destaque para o campeão do evento Ricardo correia, experiente competidor na modalidade long, já tendo participado do nordestino, subido ao pódio do mesmo, e de outras etapas fora do estado. Ricardo é um expoente do longboard do litoral piauiense, atualmente representa uma marca de pranchas de long, contribuindo com o desenvolvimento e expansão da modalidade no estado.



Dentre os finalistas da categoria longboard, destacamos o competidor Gilvan "Fusca", 2º lugar na competição. Campeão piauiense de surf em pranchinha(shortboard), "Fusca" desenvolveu um surf de long mesclando o clássico com o progressivo, haja visto que competiu com um long DS progressivo. outro surfista que merece destaque foi o 3º colocado Jorge Arthur, também advindo do surf de pranchinha, Jorge fez a mala de muitos longboardes locais experientes. Fechando a bateria final, a 4º colocação ficou com o surfista e fotografo Ícaro ferreira, filho do experiente surfista Junior, Ícaro se destacou entre longboardes cascagrossa.



 Na categoria long feminino, a campeã foi a surfista Eduarda, na 2ª colocação ficou a surfista Francihellen "Quadradinha", filha do overall e waterman Herbert quadrado, campeão piauiense de surf. Na 3ª colocação ficou a surfista Adriana Silva, e fechando a bateria final o 4º lugar ficou com Ana karoline.


A categoria open foi composta por 28 competidores, categoria aberta, a open foi explosiva, muitas manobras progressivas e radicais, destaque para a segunda bateria semi final, formada por experientes surfistas, emocionou não somente aos árbitros como também ao público presente, que vibravam a cada manobra executada pelos competidores. 



Destaque para o campeão da etapa Ian costa, campeão piauiense, e experiente surfista, que muito competiu nos eventos promovidos pela Aspi, Ian, confirmou seu favoritismo, nesse ano esteve fora do estado participando em etapas da Taça Brasil, 2ª divisão do circuito brasileiro, executando batidas verticais e rasgadas jorrando muita água a cada manobra, Ian subiu ao lugar mais alto do pódio.



 O  vice campeão foi o talentoso surfista José Antônio "Tempinho", seguido pelo surfista Lael Gomes, 3º lugar, de Luis Correia, e pelo 4º colocado Fabrício Costa, local da praia de pedra do sal.



Na open feminino, a campeã foi a surfista local Isabelly, seguida por Eduarda, 2º lugar, Adriana Silva, 3º lugar e a surfista Rudinéia Brito, 4ª colocada.



Na mesa de arbitragem estavam o expoente do surf piauiense e multi campeão piauiense Marcio Silva, o campeão piauiense e atual representante no circuito brasileiro Patrick Alves e o experiente freesurfer Rodrigo Belém. 



Agradecimentos, ao secretário de esporte e lazer do município de Parnaíba Bruno Benício, ao empresário Piawai longshop e surfista Diego Portela, ao empresário Moura confecções o Sr. Moura, ao empresário Café na Ilha e surfista Adriano. 

























por DS.